O que analisar antes de vender a franquia? 😉
Sejamos sincero, todo o Franqueador fica feliz quando há uma fila de candidatos interessados em comprar sua franquia, afinal de contas, esse é o seu objetivo, expandir a rede. Porém, vender a franquia para o candidato errado, certamente lhe dará muita dor de cabeça. Nessa hora é importante tomar alguns cuidados antes de entregar sua marca. Analisar os sinais que o candidato deixa transparecer ao longo do processo de seleção e venda da franquia é fundamental. Por isso elencamos aqui, 8 pontos importantes para você analisar sobre o candidato antes de vender a sua franquia, são eles:
1. Conhecimento da área de atuação
Certifique-se de que o Candidato conhece ou já teve experiência no setor/segmento de atuação de sua empresa. Isso ajudará você a entender como ele pensa o negócio e quais os vícios que por ventura ele possa trazer de suas experiências passadas. O que na maioria das vezes passa mais a agregar do que desabonar a operação do negócio.
2. Conhecimento sobre o sistema de franquias
O candidato já está familiarizado com o sistema de franquias?
Ele não pode entrar em um jogo o qual não conhece as regras, isso só trará a você Franqueador, inúmeros malefícios. Se o candidato veio "cru", ou seja, se ele ainda não conhece tão bem o sistema de franquias, faça você essa introdução e abasteça-o com conteúdo sincero e relevante sobre franchising e certifique-se de que ele realmente entendeu e está certo de que seguir regras e padrões é para ele, após essa confirmação, dê andamento ao processo de venda da franquia. Não permita que alguém entre em sua rede para montar um negócio independente.
3. Relacionamento comercial
Vender uma franquia para quem tem conhecimento da praça de instalação da unidade, com certeza ajuda e muito o Franqueador, principalmente se esse Franqueado possui um bom networking local. Há casos em que o Franqueado quer mudar de cidade e empreender em outra praça, isso também é possível, porém, deixe claro a importância do relacionamento pessoal e caso ele não saiba, o ensine a fazer isso. Sair da zona de conforto não poderá causar estagnação ao Franqueado.
4. Capacidade de vendas
Vender faz parte de qualquer negócio e no seu não é diferente. Seu candidato precisa saber disso claramente - vender é o que garante sucesso para qualquer empresa, não importa o seu segmento. Certifique-se de que o Candidato tem o mindset voltado para essa expectativa e se ele está disposto a executar sua estratégia de venda em prol do crescimento da franquia, caso contrário, é melhor que ele tenha um sócio com esse perfil.
5. Atitude positiva
De nada adiante você construir uma rede de franquias com pessoas negativas. Esse perfil diante do primeiro desafio, na maioria das vezes não possui resiliência o suficiente para buscar soluções e vivem focadas no problema. Permanecer inerte não fará do seu futuro franqueado um ótimo gestor. Avalie as atitudes deste Candidato desde o primeiro contato, ouça atentamente como ele lida com situações adversas e observe bem seu relato frente aos desafios enfrentados anteriormente.
6. Reputação do Candidato
Ter um candidato com o perfil ideal, contemplando todas as características técnicas e skills não é algo fácil de se encontrar, porém, contudo, todavia, muitos Franqueadores esquecem de que a reputação deste individuo é fundamental para a relação que está prestes a começar. Ter um Franqueado com má reputação, com certeza será um ponto extremamente negativo para sua rede.
7. Habilidade Gerencial
Lembre-se: Todo o Franqueador busca Franqueados vendedores, que saibam lidar com pessoas e tornar seu negócio financeiramente lucrativo. Sem o equilíbrio das habilidades gerenciais o negócio tendem a decair. Dica: não tente tirar leite de pedra.
8. Capacidade de Investimento
E por último e não menos importante, o Candidato precisa ter o montante necessário para começar o negócio e ainda se manter nos primeiros meses em que a operação não será capaz de se pagar, por isso, além do capital inicial é preciso que o candidato possua também uma reserva pessoal capaz de manter seu estilo de vida. Poucas pessoas conseguem abdicar de um estilo de vida para passar por um primeiro estagio de construção e consolidação da empresa. Não deixe que a falta de dinheiro seja negligenciada, se com dinheiro, existem inúmeros desafios empresariais, imagina sem ele.
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